#myGallery{ width: 650px !important; height: 250px !important; overflow: hidden; }

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Márcio Evangelista Pontes será investido nos Ministérios de Leitor e Acólito


Marcio Evangelista Pontes da Paróquia de São José, Caicó/RN, candidato ao Ministério do Diaconato, Será investido nos Ministérios de Leitor e Acólito  no dia 15 de maio, Domingo do Bom Pastor.
A Celebração Eucarística acontecerá na Matriz de São José, às 19h e será presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap.
Rezemos por este jovem que diz sim à Igreja de Cristo, cumprindo um dos primeiros passos para a sua ordenação ao Diaconato.


O QUE SÃO OS MINISTÉRIOS DE LEITOR E ACÓLITO?

 São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja e mantidos pelo espírito do Concílio Vaticano II. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado.
O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está à missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos. Por ocasião da recepção desse ministério o instituído acolhe das mãos do Bispo a Bíblia Sagrada.
O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos. No rito de instituição do ministério de acólito, o candidato recebe das mãos do Bispo, a patena com a hóstia a ser consagrada ou o cálice com vinho, gesto esse que significa o serviço prestado junto do altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário